Visão Geral

Esta proposta insere-se no âmbito do projeto internacional Future Unified System for Energy and Information Technology (FUSE-IT), nr. 13023 do ITEA. Este projeto foi já aprovado em duas fases, tal como preconiza o programa, detendo já o label ITEA. O projeto envolve 21 parceiros de 4 países (Bélgica, França, Portugal e Turquia). O consórcio Português é constituído por duas empresas (IPBRICK e EVOLEO Technologies) e duas entidades do Sistema I&I (ISEP/IPP-GECAD e CHSJ).

O projeto FUSE-IT incide sobre a necessidade de um BMS (Building Management System) sustentável, fiável, user-friendly, eficiente e seguro, no contexto de edifícios inteligentes. O objetivo principal é solucionar o dilema entre a eficiência e a segurança em edifícios inteligentes & estratégicos. O resultado final do FUSE-IT será um sistema de construção de edificios inteligentes e seguros, incorporando sensores e dispositivos de partilha segura interligados com redes de energia e informação, um módulo de processamento e análise de dados, uma interface de gestão inteligente de edifícios e uma dashboard de alta segurança. Será implementada a monitorização remota, tirando partido de dados analíticos.

É de destacar que o ISEP/GECAD lidera dois dos work packages, nomeadamente o WP2 (Business Models and Use-Cases) e o WP8 (Smart Building System Integration and Demonstration).

 Arquitetura

Neste tipo de edifícios, as diferentes infraestruturas já são geridas, de forma total ou parcial, por unidades de controlo ou softwares de gestão instalados localmente ou em sistemas centralizados. O objetivo central do projeto será a criação de uma plataforma que receba toda a informação e de forma inversa crie canais de atuação e controlo, sempre que possível, sobre os equipamentos.